Atenção, Brasil! A **Greve Geral 2025** já está em planejamento e promete mobilizar diversas categorias de trabalhadores em todo o país ao longo do ano. A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical) já indicou datas estratégicas para paralisações e mobilizações fortes contra medidas do governo federal e em defesa dos direitos dos servidores públicos.
Em 5 de maio de 2025, está confirmada uma paralisação nacional orientada pela FASUBRA, com foco em pressionar o Ministério da Educação para o cumprimento integral do acordo firmado em 2024. Entre as pautas estão a reestruturação da carreira, melhores condições de trabalho, cumprimento de regras para aposentados e reposicionamento salarial para todos os servidores técnico-administrativos das universidades públicas[1].
Ainda no ano, a entidade aprovou um **Dia Nacional de Lutas para o dia 26 de junho**, um marco que acontece quase um ano após o acordo de 2024. Esse momento visa ampliar a luta pelo reajuste salarial, recomposição orçamentária das instituições federais de ensino e oposição às reformas administrativas propostas, que ameaçam os direitos dos funcionários públicos[5].
Além disso, em setembro (dias 10 e 11), o SINASEFE convocou uma paralisação nacional na educação federal, com apoio de entidades parceiras, ampliando o movimento da classe trabalhadora para uma greve geral ainda mais abrangente – uma mobilização unificada para fortalecer a pressão contra a reforma administrativa e cobrar o cumprimento dos acordos de greve anteriores[3].
O contexto econômico para 2025 também traz desafios: com previsões de desaceleração da economia, juros elevados (com a Selic podendo chegar a 14,25% ao ano) e inflação perto do teto da meta, a conjuntura reforça o cenário de instabilidade e faz crescer a preocupação sobre o impacto das greves na atividade econômica, com projeções indicativas de perdas significativas caso as paralisações se prolonguem[4][6].
Por fim, é importante destacar que a capacidade das greves e paralisações gerais mobilizar diversos setores públicos e privados poderá impactar diretamente a política econômica e social do país, elevando o debate público sobre os direitos trabalhistas, orçamento público e reformas administrativas.
🔔 **Não perca nenhuma atualização sobre a Greve Geral 2025!** Inscreva-se no nosso canal agora mesmo para receber todas as notícias fresquinhas, direto no seu feed! 🚨🔥👇
👉👉 *Clique em seguir e ative o sininho para ficar por dentro de tudo!* 📲✨
#GreveGeral2025 #FASUBRA #SINASEFE #ReformaAdministrativa #ParalisaçãoNacional #ServidoresPúblicos #MobilizaçãoDosTrabalhadores #DireitosTrabalhistas #Brasil2025 #GreveNaEducação #LutaSindical #PautaFederais #EconomiaBrasil #Jurosselíc #Inflacao2025 #NotíciasAtualizadas