Nesta quinta-feira, 10 de julho, o mundo celebra o **Dia Mundial da Pizza**, uma data que homenageia um dos pratos mais amados e versáteis da gastronomia global. A comemoração foi oficialmente instituída no Brasil em 1985 pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, após o sucesso de um concurso estadual realizado em São Paulo que elegeu as melhores pizzas nos sabores marguerita e mussarela[1][4].
A história da pizza é muito mais antiga e fascinante do que muitos imaginam. Tudo começou há cerca de 6 mil anos, com povos do Mediterrâneo como egípcios, hebreus e gregos, que preparavam uma espécie de pão árabe, com massa fina de água e farinha de trigo em forma de disco[2][5]. Com o tempo, romanos e fenícios aprimoraram essa receita, temperando o pão com ervas, óleos e verduras.
Foi no século XVI, quando os tomates vindos da América foram incorporados à culinária europeia, que a pizza ganhou o formato que conhecemos hoje. A verdadeira popularização ocorreu na cidade de Nápoles, no sul da Itália, onde o prato inicialmente era considerado um alimento simples e acessível, conhecido como “prato dos pobres”[2][3]. A pizzaria mais antiga do mundo, a Antica Pizzeria Port’Alba, foi inaugurada em 1738 nessa cidade e funciona até hoje[2][4].
Um dos momentos marcantes na história da pizza aconteceu em 1889, quando o chef Raffaele Esposito criou a emblemática **pizza Margherita** para a rainha Margherita di Savoia, representando as cores da bandeira italiana com manjericão (verde), muçarela (branco) e tomate (vermelho). Essa receita se tornou símbolo nacional e ganhou o mundo[4][6].
A disseminação global da pizza acelerou após a Segunda Guerra Mundial, graças à imigração italiana e à criação de grandes redes de pizzarias como Pizza Hut, Domino’s e Papa John’s[4][6]. No Brasil, a pizza chegou junto aos imigrantes italianos no final do século XIX e hoje é um dos pratos mais consumidos, com cerca de 3,8 milhões de pizzas produzidas diariamente em 2023, sendo a pizza de calabresa a mais popular[4][5].
Além das versões tradicionais, o mundo da pizza também conta com opções sofisticadas e até luxuosas, como a Luxury Pizza, criada nos Estados Unidos com ingredientes caros como caviar e lagosta, cujo pedaço pode custar cerca de US$ 1.000[5].
Esta data especial é uma excelente oportunidade para celebrar a tradição que une pessoas de todas as culturas ao redor do mundo, seja saboreando uma fatia artesanal, apreciando um encontro em pizzarias ou experimentando novas receitas. Buon appetito! 🍕🎉
—
Gostou dessa notícia? Então não deixe de se inscrever no nosso canal para não perder nenhuma atualização! 🔔🍕✨
👉 **Clique em seguir e fique por dentro das melhores notícias e curiosidades!** 👈
#DiaMundialDaPizza #PizzaLovers #HistóriaDaPizza #PizzaMargherita #GastronomiaItaliana #CuriosidadesDaPizza #PizzaNoBrasil #CulturaCulinária #ComidaItaliana #FestaDaPizza