Estão abertas as inscrições para a primeira edição da **Prova Nacional Docente (PND) 2025**, uma iniciativa inovadora que funciona como uma espécie de Enem para professores, facilitando a seleção de docentes para as redes públicas de ensino básico em todo o Brasil. O período para inscrição começou em 14 de julho e vai até às 23h59 do dia 25 de julho, podendo ser feito exclusivamente pelo site oficial do Inep, no sistema específico para a prova (pnd.inep.gov.br/pnd)[1][2][3][4][5].
A PND surge como uma estratégia do governo federal, através do programa *Mais Professores para o Brasil*, para reconhecer e elevar a qualidade do magistério no país, além de padronizar os critérios utilizados por municípios e estados na seleção de professores. O ministro da Educação, Camilo Santana, destaca que o exame é um passo importante para garantir a homogeneidade e a excelência do ensino público, possibilitando que tanto estados quanto municípios possam adotar critérios mais uniformes na escolha de seus profissionais[1][2].
Podem participar da PND:
– Concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade 2025;
– Professores já licenciados que buscam oportunidades em concursos da União, estados, Distrito Federal e municípios que utilizem o exame como etapa de seleção.
A prova está marcada para o dia 26 de outubro, à tarde, em todos os estados e no Distrito Federal, com resultado final previsto para 10 de dezembro[1][3]. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 31 de julho, podendo ser realizado via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito. Isentos da taxa são candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico e doadores de medula aprovados no pedido de isenção, além dos concluintes do Enade das licenciaturas que participam automaticamente[1][3][4].
A PND avalia a Formação Geral Docente (FGD) para todos os participantes e áreas específicas relacionadas às licenciaturas, como Artes Visuais, Biologia, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (diversos idiomas), Matemática, Música, Química, Pedagogia, entre outras. O candidato escolhe sua área no momento da inscrição[3].
Importante ressaltar que a PND **não substitui os concursos públicos tradicionais**, mas funciona como uma alternativa padronizada que pode ser usada como etapa única ou complementar nos processos seletivos para professores em mais de 1.500 municípios e 22 estados, incluindo 18 capitais, que aderiram voluntariamente à iniciativa[2][5].
### Como fazer a inscrição na Prova Nacional Docente 2025?
O processo é simples e pode ser feito online:
– Acesse o site oficial do Sistema PND (pnd.inep.gov.br/pnd);
– Clique em “Inscreva-se” e informe CPF e data de nascimento;
– Confirme os dados pessoais;
– Selecione o município onde deseja realizar a prova;
– Escolha a área da licenciatura para avaliação;
– Preencha o questionário obrigatório;
– Gere a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, caso não tenha direito à isenção;
– Finalize a inscrição e acompanhe o status no site[4].
Os locais exatos da aplicação da prova serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível próximo à data do exame.
—
👩🏫👨🏫 **Professores e futuros docentes, esta é a sua chance de participar de uma seleção moderna e unificada que valoriza a formação e qualificação profissional! Não deixe para a última hora, faça sua inscrição até 25 de julho!** ✍️📚
🚀 **Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre a Prova Nacional Docente e outras notícias importantes da educação?**
👉 **Então não esqueça de se inscrever no nosso canal!**
🔔✨ **Ative o sininho para receber todas as atualizações em tempo real!**
💥📱 **Inscreva-se agora e compartilhe com seus colegas de profissão!**
—
#ProvaNacionalDocente #PND2025 #MaisProfessores #EducaçãoBrasil #ConcursoProfessor #InscriçãoPND #Inep #Magistério #SeleçãoDocente #EnsinoPúblico #EducaçãoBásica #Professores2025 #EnadeLicenciatura #CarreiraDocente #FormaçãoDeProfessores