O Brasil enfrenta uma nova onda de frio no início de julho de 2025, que promete continuar trazendo temperaturas baixas para diversas regiões do país. Essa é a quarta onda de frio do ano e a segunda do inverno, que oficialmente começou em 20 de junho. A massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil entre os dias 30 de junho e 4 de julho afetará principalmente o Sul, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas[1].
Apesar de ser uma onda de frio continental, com a entrada de ar polar sobre o interior do Brasil, sua intensidade e abrangência serão menores que as duas ondas anteriores que atuaram de forma mais forte sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até partes da região Norte. A circulação dos ventos sobre a América do Sul não permitirá que este ar frio avance totalmente sobre o Sudeste, que deve registrar aquecimento nos próximos dias com temperaturas amenas, principalmente à noite e nas primeiras horas da manhã[1].
Este frio persistente mantém o clima gelado em várias cidades, em parte porque muitas áreas não tiveram tempo suficiente para aquecer depois da última onda de frio, ocorrida na semana anterior[1]. A região Sul, que já sofreu com temperaturas negativas e até neve na primeira onda de frio, no final de maio, está acostumada a esse cenário, que em 2025 veio acompanhado de ciclone extratropical e temporais com ventos fortes[4].
A chegada desse frio reforça a necessidade de atenção da população quanto à saúde, alimentação e aos cuidados para evitar problemas relacionados às baixas temperaturas, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
Se você quer ficar sempre informado sobre as atualizações do tempo e outras notícias importantes, não deixe de se inscrever no nosso canal! 🌬️❄️👉 *Clique em inscrever-se e ative o sininho para não perder nenhuma atualização!* 🔔✨
#Frio2025 #OndaDeFrio #ClimaBrasil #Inverno2025 #TemperaturasBaixas #PrevisaoDoTempo #NotíciasDoTempo #Climatempo #FrioNoBrasil #AtualizacaoClimatica