O Botafogo anunciou na madrugada desta segunda-feira (30) a demissão do técnico português Renato Paiva, após 23 jogos no comando da equipe. A decisão foi tomada pela SAF do clube, liderada por John Textor, um dia após a eliminação do Botafogo para o Palmeiras nas oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA[1].
Renato Paiva chegou ao Botafogo em fevereiro de 2025 para substituir Artur Jorge, após duas temporadas interinas de transição. Em sua passagem pelo clube carioca, conquistou 12 vitórias, 3 empates e sofreu 8 derrotas. O treinador deixou o Botafogo na sexta colocação do Brasileirão, mas acabou sendo despedido devido à fraca atuação no jogo contra o Palmeiras, onde o time teve postura defensiva e acabou sofrendo o gol da derrota na prorrogação[1].
Apesar da saída, o Botafogo destacou os serviços prestados por Renato Paiva e sua comissão técnica, incluindo a histórica vitória sobre o Paris Saint-Germain na Copa do Mundo de Clubes e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil[1]. Além do treinador, deixaram o clube os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos, o preparador de goleiros Rui Tavares e o preparador físico Daniel Castro[1].
Quem é Renato Paiva? Nascido em Pedrógão Pequeno, Portugal, em 1970, Paiva iniciou sua carreira como treinador nas categorias de base do Benfica, onde permaneceu cerca de 16 anos, comandando times sub-17, sub-19 e o Benfica B. Sua estreia como treinador principal profissional ocorreu no Independiente del Valle, do Equador, clube no qual foi campeão nacional em 2021, título inédito para a equipe, e eleito o melhor treinador do campeonato naquele ano[2][4].
Após o sucesso no Equador, ele teve uma passagem pelo León, do México, em 2022, e em dezembro do mesmo ano foi anunciado como técnico do Bahia, onde conquistou o Campeonato Baiano de 2023. Contudo, devido a resultados oscilantes e pressão da torcida, pediu demissão em setembro de 2023[2][4][6]. Logo em seguida, retornou ao futebol mexicano para comandar o Toluca, de 2023 até sua vinda ao Botafogo em 2025[2][6].
A trajetória de Renato Paiva é marcada por desafios em quatro países, com destaque para sua capacidade de conquistar títulos e desenvolver times, apesar das dificuldades recentes no Botafogo, que culminaram em sua saída precoce[4][6].
—
🚨⚽ Quer ficar por dentro de todas as notícias do futebol nacional e internacional? Não perca nenhuma atualização do nosso canal!
👉 **Inscreva-se agora** e ative o sininho para receber todas as novidades em primeira mão! 🔔🔥
🔗 #Futebol #RenatoPaiva #Botafogo #Demissão #MundialDeClubes #CampeonatoBrasileiro #Treinador #Esporte #FutebolBrasileiro #Titulos #FutebolInternacional #Bahia #IndependientedelValle #Toluca #León #PaixãoPeloFutebol